domingo, 8 de fevereiro de 2009

pelo mundo

alguma coisa hoje me lembrou a espanha. seus cheiros, o sol, os sons. fiquei com vontade de estar de novo em barcelona, de pegar aquele trem para ir encontrar com minha mae em madri, de ser por ela apresentada a madri e redondezas, de ir com ela descrobrir a andaluzia e, saindo do circuito, ir dar em merida na extremadura espanhola. por varios motivos, a espanha eh tao especial pra mim. a primeira vez que viajei sozinha foi na espanha. encontrei com a mila no meu primeiro dia em barcelona, passamos um tarde inteirinha juntas, mas ela ia embora no dia seguinte e eu passei mais quatro dias na terra de gaudi e miro. sozinha, guia na mao, de metro, de onibus, a peh, eu bati aquela cidade de cima abaixo. barcelona foi soh encantamento; ali eu descobri um pouco de outro mundo e um monte de mim mesma, sozinha numa cidade desconhecida e ao mesmo tempo muito bem acompanhada. em varios momentos, desejei profundamente que alguns dos meus amores estivesse ali comigo. nao sofrendo, porque aquela foi daquelas saudades boas, que te acompanham, fazem sombra enquanto voce caminha.
de barcelona, peguei o trem da renfe e fui pra madri, numa viagem de quase uma manha inteira de paisagens. mamae jah estava em madri esperando por mim, com tudo planejado pra me apresentar a cidade que, alguns anos antes, lhe havia sido apresentada pelo deco. parecia assim que estavamos os tres a bater perna - ali o deco isso, ali o deco aquilo - dizia a mamae a toda hora. tao especial que eh passar por lugares onde os seus jah estiveram.
de madri fomos as duas pra cordoba. gostei da andaluzia desde a hora em que desci do trem, no instante mesmo em que o sol pegou fogo na minha pele. tanta beleza eh aquela mistura de gentes e historias, uma catedral que virou mesquita e catedral de novo e tem marcas de cristaos e mulcumanos pelo chao. ruinas romanas e o alcazar dos reis cristaos, onde isabel e fernando estiveram com colombo e de onde planejaram boa parte da reconquista espanhola.
na duvida do que fazer, debatemos entre ir a sevilha ou voltar a madri e, folheando o guia, mamae sugeriu merida.
fechamos na hora o acordo e lah fomos as duas de onibus pelas estradas do interior da espanha, de cidade em cidade, pra terra do jamon pata negra. pra terra dos mais lindos mosaicos do mundo, a emerita augusta dos romanos, pra onde os soldados do imperio iam usufruir de sua aposentadoria. em merida, vimos mosaicos construidos por volta de 25 antes de cristo que ainda guardam tons vivos de vermelho, azul e dourado. casas romanas, um teatro e um anfiteatro, aquedutos e pontes sobre os dois rios que limitam a cidade. merida foi o fechamento perfeito pra uma viagem perfeita. no ultimo dia, eu e mamae fomos a igreja de santa eulalia, a menina santa de merida. um senhor chega e se ajoelha. reza e olha pra santa. soh com os olhos, sem nenhum gesto, conversa com ela. antes de se levantar, seu rosto abre-se num sorriso; ele sabe que eh ouvido...

2 comentários:

  1. vim aqui hoje ler os dois últimos textos e fiquei só arrepiada o tempo todo, por tudo.

    queria muito ir a europa um dia, tu sabe. um dia chega. tem tempo pra tudo.

    rezo pra santa eulália pra que tu não pare de escrever.

    um beijo,

    ResponderExcluir