quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

gente, gente

falo o tempo inteiro de animais, plantas, fungos, virus, celulas, ecossistemas, mas meu material de trabalho, ainda assim, eh gente - meus alunos. no comeco, ha quase cinco anos, uma sala cheia de alunos era uma incognita por um bom tempo. hoje, nao: basta uma semana pr'eu perceber a dinamica, identificar as liderancas, reconhecer os personagens de cada um. de ante-mao, desvendo a trama do semestre mesmo antes do seu desenrolar. acerto quase todas as vezes, mas sao as vezes em que erro que mais me ensinam alguma coisa. no inicio desse semestre, olhei pro rapaz sentado na cadeira do meio. ele diz que quer ser professor, reclama um pouco, mostra senso critico. vai ser bom te-lo na sala de aula, penso eu. eh mais velho que a media, parece ser maduro, vai virar um lider na turma, vai estimular os mais novos. ledo engano: o rapaz que quer ser professor acha que o mundo gira em torno dos seu umbigo, se apega a pequenezas quaisquer, nao sabe analisar o todo. se frusta quando nao entende o que dizem os outros, se frusta quando todos nao concordam consigo, faz birra. pra coroar, se deixa manipular por meninos de 18, 20 anos, que provavelmente ainda nem sairam da barra da saia dos pais.

************************************************

eu trato as secretarias do departamento bem. sao duas. uma eh facil de gostar, eh doce, suave, eh aquele tipo de gente que a gente quer ter perto o tempo todo. a outra nao eh tao facil assim de se gostar, eh preciso um pouco mais de paciencia, eh preciso relevar uma coisinha ou outra. independente da personalidade, sao as duas muito competentes e o departamento de ciencias naturais soh caminha tao bem porque elas sabem o que estao fazendo. nos, professores do departamento, lidamos com elas todo dia, varias vezes, pra tudo e qualquer coisa. eu nunca esqueco de dizer muito obrigada, elogio todo o servico bem-feito, presto atencao ao que elas dizem, ouco a opiniao delas de verdade, passo na secretaria no fim da tarde pra dizer tchau, trago lembrancinhas do brasil. sou flexivel com o que pode ser modificado e pode facilitar a vida delas. alem da admiracao e respeito, a relacao acaba sendo tambem de amizade. tao simples a receita do bom conviver, que eu ateh me assusto quando a boa relacao que tenho com elas gera ciume ou insatisfacao por parte de alguem que se julga merecedor de toda e qualquer deferencia soh porque nasceu. elas de fato sao especiais comigo. mas ninguem estah observando quando eu saio do meu caminho pra ser gentil com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário