segunda-feira, 24 de agosto de 2009

pelo mundo

"um homem precisa viajar por sua conta, nao por meio de historias, imagens, livros ou TV. precisa viajar por si, com seus olhos e pes, pra entender o que eh seu, para, um dia, plantar suas proprias arvores e dar-lhes valor. conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto. sentir a distancia e o desabrigo pra estar bem sob o proprio teto.
um homem precisa viajar pra lugares que nao conhece pra quebrar essa arrogancia que nos faz ver o mundo como o imaginamos e nao como simplesmente eh ou como pode ser."
amir klink

somos doze netos estradeiros, jah dizia minha avoh. gostamos todos nos de bater perna por aih, por pouco ou muito tempo, todos jah saimos de casa, estivemos por aih. gostamos do mundo. nesses dias em que volto meu pensamento pro lugar de onde venho, tenho pensado no valor dessas experiencias, no que isso significa em minha vida, no que mudou em mim depois de tantos anos longe de casa, dos meus. e comparado ao que vejo nos que nunca sairam do proprio canto, na diferenca das conversas, da largura dos horizontes. esses anos longe nao me fazem melhor nem pior que ninguem, mas me deram mais material pra entender o mundo, entender pessoas diferentes, de habitos diferentes, sem gastar tanta energia estranhando ou questionando aquilo que eh diferente simplesmente porque eh. nao precisar encontrar o bom ou o ruim no diferente e, sobretudo, aprender a conviver com e ateh a adotar algo do diferente que lhe cabe eh libertador.
aprender a viver no mundo, aprender a se virar, aprender que o que eh importante pra voce e pros seus pode ser totalmente insignficante pra alguem de outro canto do mundo faz com que voce entenda mais aquilo que ve no canto do mundo de onde vem. tudo o que vivi, primeiro saindo do nordeste rumo ao sudeste e depois mudando de pais, me fez entender que o que chamo de casa pode ser varios lugares. posso ser feliz aqui, em fortaleza, em salvador, em vicosa, em halifax, em paris ou em merida. posso encontrar casa em todos esses lugares, posso fazer amigos, construir ligacoes solidas e duradouras. e nao, nunca devo esquecer quem eu sou, de onde venho, de quem venho.
acumular essas experiencias soh me faz ser mais quem eu sou, saber mais de onde venho. andar esses caminhos me prepara pra voltar pro lugar de onde eu venho, viver mais uma vez junto aos meus. jah posso comecar a plantas minhas arvores.

2 comentários:

  1. falando em árvores...
    comprei um abacate, daqueles do caroço solto, delicioso, carnudo, sem fibras. Plantei a semente bonita, com cara de quero pegar. pegou. tem três caroços plantados. um já é seu!
    p.s. este comentário é parte integrante do programa:
    "VEM MESMO, MARI! VOU ADORAR!!"

    ResponderExcluir
  2. oba! oba! oba!
    a familia todinha tah no programa, reka. mas de uma forma tao amorosa, tao sem pressao nem cobranca, que eu soh sinto o amor que vem daih e me chama pra perto.
    o universo conspira, neh?
    beijo pra tu.

    ResponderExcluir