terça-feira, 22 de dezembro de 2009

resposta do tempo

o tempo passou devagar nesses ultimos dias. o tempo na verdade se arrastou, brincou de esconde-esconde comigo, fez que ia e nao foi. o tempo: ele sabia que eu precisava ir devagar com o andor, ele sabia que eu precisava viver hoje, agora, o momento exato. eu tambem sei disso, mas vivo a me esquecer e, depois de um tempo (olha ele de novo!), acabo agradecida ao tempo.
hoje foi um dia de revelacoes, de encontros, de re-afirmacoes.
me reecontrei com a professora que tenho em mim, ela andava adormecida pelas frustracoes de um semestre dificil, atraves de uma aluna que comecou sem nenhum entusiasmo e terminou virando a melhor aluna da sala. e que escreveu um cartao pra professora, no qual agradecia pela disciplina desafiodora que a ensinou a buscar o melhor. a professora passou o resto do dia a saborear a realizacao: muito melhor que ensinar os aspectos tecnicos da ciencia, eh bom participar da preparacao desses jovens para a vida. eh importante vencer um desafio, pois ele nos ensina que podemos. nao importa qual desafio esteja a frente: buscar o melhor eh o caminho. a aluna pode ateh esquecer o que eh uma comunidade, uma celula, uma abelha, uma mitocondria. mas que ela nunca esqueca que eh capaz de vencer desafios porque busca sempre o melhor. a professora, com certeza, jamais esquecera do brilho daqueles olhos.
eh importante conhecer a tecnica, mas tecnicas soh sao uteis de verdade se somadas a intuicao. a tecnica sozinha nao resolve os desafios do ensinar, porque ensinar nao eh exato - eh humano. e requer que o professor use todas as ferramentas que possui, incluido a intuicao.
o mesmo tempo que brincou comigo ao longo das ultimas duas semanas, hoje passou rapido e sereno. de malas prontas, eu espero soh a hora de ir, que chega jah. e espero feliz, cheia de esperanca: 2010 ha de ser melhor que 2009.
ateh 2010, estou lah. estou com eles. estou inteira.

2 comentários:

  1. e eu vou estar lá contigo, inteira também.
    amor, amor, amor,

    ResponderExcluir
  2. e tu estiveste lah comigo, nos duas inteiras. foi tao cheio de amor, que to com pressa de mais. ainda bem que a gente sempre sabe que tem mais, neh?
    beijo.

    ResponderExcluir