quarta-feira, 1 de abril de 2009

vida

nao ha nada que ensine mais sobre a vida que conviver com gente. pode ser dificil, exigir paciencia, tolerancia, e milhares de outras qualidade que eu nao tenho. mas, ainda assim, eh gratificante conviver com gente. soh mesmo saindo do meu mundinho onde (quase) tudo acontece conforme o programado, pra entender e aprender sobre a vida. ontem, fui falar com uma aluna minha. muito inteligente, com sacadas brilhantes, ela andou faltando mais aulas que deveria, nao fez varios dos trabalhos. e ouvi ela criar algumas desculpas ateh o momento em que, baixando a guarda, me contou que estah sem teto, que estah vivendo no carro. ali, na hora, na vontade de ajudar, falei dos servicos disponiveis, quem ela deve procurar, o que ela deve fazer. tem shelters na regiao, o college tem um servico de assistencia social, procure eles, eles podem te ajudar; mas nao tive tempo de absorver e refletir sobre a situacao. e fiquei um tempo depois, em casa, com ela na minha cabeca, tentanto me colocar no lugar de alguem que vai dormir e acordar no carro. toma banho? come onde? como serah comer junk food na rua todo dia? ve tv? relaxa? qualquer coisa, qualquer dificuldade que eu ja tenha enfrentado nessa minha vida parece nada perto de algo assim. assim de subito, minha vida em que tudo dah certo, em que ha constancia e consistencia, ganhou uma nova perspectiva.
muitos terao piedade. que pena, pobre coitada! eu, nao. nao quero ter piedade. quero ter forca, quero pode ajudar, fazer algo mais que somente indicar. quero que ela sinta que ha um caminho, que ela pode dar rumos diferentes a vida. quero ser competente e sensivel o suficiente pra contribuir pra que ela tenha auto-estima, auto-confianca e lute, com gana e garra, pra melhorar e mudar o rumo de sua propria vida. quando eu rezar mais tarde, eh essa luz que vou pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário